Neste próximo final de semana não teremos apenas as semifinais da 1ª Etapa do CBLoL 2016, mas também o 1º Torneio Feminino de LoL Rexpeita Elas, um campeonato que pretende ajudar as invocadoras do game a se unirem e entrarem no competitivo.
A ideia do torneio surgiu após a organizadora Júlia Neves sentir falta de garotas no competitivo e perceber que isso acontece principalmente pelos muitos insultos machistas que as jogadoras sofrem em Summoner's Rift.
"Eu por ser mulher e jogar LoL sempre sofri com isso. Quando algum homem descobria que eu era mulher, começava a falar ‘ah, lugar de mulher é na cozinha, é lavando prato, é arrumando casa' e eu fico muito indignada com isso", afirma Júlia. "Por mais que você possa estar jogando bem, isso vai te desmotivar. Então eu falei: ‘por que não fazer um torneio só pra garotas'?"
Com a ajuda de João Lucio Junior e outros colaboradores, o torneio saiu do papel e está sendo feito com premiação de Riot Points pelo sistema da Riot Games para campeonatos amadores. No entanto, a organização anda enfrentando alguns problemas pelo caminho, como poucas equipes inscritas.
Inicialmente, Júlia chegou a achar que a taxa de inscrição (R$ 10 reais por equipe) e a falta de prêmio em dinheiro seria o empecilho, mas começou a perceber que a dificuldade maior é a das jogadores se encontrarem para formar times.
Infelizmente, isso também é consequência do machismo no jogo, já que algumas meninas costumam não divulgar que são meninas para não sofrerem xingamentos e, sem querer, acabam dificultando elas mesmas a encontrarem outras garotas para jogarem juntas.
Tentando resolver o problema, Júlia criou um álbum no grupo do Facebook do torneio com as posições do jogo. Assim, jogadoras podem se oferecer para sua posição principal ou procurar por outras invocadoras e conseguir montar sua equipe.
As inscrições para o 1º Torneio Feminino de LoL Rexpeita Elas termina nesta quinta-feira (17), com os jogos previstos para acontecerem nos dias 19 e 20 de março. Entretanto, Júlia já tem planos para próximas edições. "Pretendo juntar uma parte do dinheiro das inscrições para dar prêmios maiores nos próximos torneios", explica.
Além disso, a organizadora também revelou que deseja realizar futuramente um torneio misto, mas que sente a necessidade de, no momento, focar apenas nas mulheres para que elas possam mostrar que não jogam apenas de suporte, como muitos pensam.
"Eu acho que o cenário deveria ter mais mulheres. Tem muitas meninas que jogam muito bem e estão aí escondidas. Acho que isso será bom para o cenário e para todos", afirma Júlia.
Para saber mais sobre o 1º Torneio Feminino de LoL Rexpeita, ou encontrar uma equipe, acesse o evento oficial e o grupo oficial no Facebook.
Fonte: ESPN
Fonte: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário