terça-feira, 15 de março de 2016

Guia Lux Mid - A Dama do Luxo


Então, como o nome diz, esse é um guia para jogadores que querem aprender a jogar com a Lux, ou (quem sabe)aprimorar suas habilidades jogando com a Lux no mid. 
Em primeiro lugar, vou deixar uma coisa bem claro: USE SEU CÉREBRO. Esse guia conterá algumas dicas e explicará o modo como eu jogo de Lux após algumas centenas de jogos de experiência, não estou dizendo que é o modo perfeito de se usar a Lux. Tenho certeza que você conseguirá vencer jogos usando a Lux de um modo diferente.
Mas enfim, a Lux é um campeão muito divertido de se jogar, se vocês gostam de magos podem gostar dela. Eu espero que todo o meu conhecimento seja de alguma utilidade pra vocês, e estou aberto para críticas ou sugestões, desde que estejam bem elaboradas.

Prós e Contras:

Prós:

- Pode ser tanto mid quanto suporte(não recomendável se não estiver familiriazado com ela ainda).
- Dano base das skills relativamente alto.
- CC de dois segundos e um pequeno CC em área.
- Pode explodir o ADC(e APCs com baixa resistência) durante as TFs.
- Pode usar dois escudos em todo o time durante lutas, caso posicionada corretamente.
- Ult com 30 seg de recarga(com o máximo de redução de recarga), distância de 3000 e é um LASER!
- Pode pegar assistências de longe com o ult.
- Limpa ondas de minions rapidamente.
- Não existe nenhum campeão que countera ela totalmente.
- Fácil de aprender.
- 2 habilidades concedem visão.
- Risada de deboche!


Contras:
- Se feedar no início do jogo pode ser difícil recuperar.
- Dependente de acertar o Q para usar todo o seu potencial de dano(inimigos competentes desviarão das suas skills).
- Baixa velocidade de movimento e baixa quantidade de vida e resistências.
- Não é tão forte no fim do jogo, a não ser que esteja com muitos abates.
- Dependente de bom posicionamento/Reflexos rápidos/Mira boa e previsão de movimento.
- Sem mecanismos de fuga.
- Cooldowns altos sem redução de recarga(Inútil quando todas as skills estão em cooldown).
- Mana se vai rapidamente.
- Cabelo imóvel 


Como todos os camepeões, a Lux tem prós e contras, mas iremos trabalhar nos contras para que tenha um bom desempenho com ela no jogo. Digo que nenhum campeão realmente countera a Lux 100% porque ela pode se virar contra basicamente qualquer campeão caso abuse de seu grande alcance. Pode ser que tenha de jogar mais passivamente abraçando a torre ou tenha dificuldades contra alguns, mas assumindo que ambos os invocadores tem a mesma experiência de jogo, a Lux nunca perderá sua lane.


Habilidades:

"Passiva": Iluminação
As habilidades de dano de Lux carregam o alvo com energia por 6 segundos. O próximo ataque básico de Lux incendeia a energia, causando Dano Mágico adicional (10 + 8 x nível + 0,2 do poder de habilidade [AP]) ao alvo.

Não é a melhor passiva do jogo, mas de longe é a pior. Todas as habilidades da Lux geram uma marca da Iluminação, você pode usar seu ataque básico após causar dano a um inimigo com uma de suas habilidades para ativar a passiva causando dano extra (afetado por penetração mágica). Útil para pressionar o oponente no início e no meio do jogo, e pode ser a diferença entre vida ou morte num duelo(para causar aquele último dano extra depois de ter usado tudo o que tem, por exemplo).
Entretanto, nunca tente ativar sua passiva com ataques básicos em lutas importantes, pois você precisa manter o máximo de distância possível. Se você estiver à distância de um ataque básico do inimigo numa situação dessas, significa que você está mal posicionado. Caso esteja achando complicado, não se preocupe. A experiência lhe dirá quando é a hora certa de ativar sua passiva.

"Q": Ligação da Luz
Lux solta uma esfera de luz que se prende e causa dano em até duas unidades inimigas, prendendo o primeiro inimigo atingido por 2 segundo(s) e causando 60/110/160/210/260 (+70% de Poder de Habilidade) de dano mágico. O segundo inimigo recebe 50% do efeito.
Custo: 50/60/70/80/90 de Mana 
Tempo de Recarga: 15/14/13/12/11 segundos
Alcance: 1175


- É um skillshot, ou seja, uma habilidade de mirar, que se move meio devagar, então na hora de usá-la tente prever para que direção seu inimigo irá andar, e mire sempre atrás dele. É a skill mais importante da Lux, então treine um pouco com ela em bots antes de ir no PvP, só pra você pegar a manha de como funciona.
- Os dois inimigos ficam incapazes de se mover, o primeiro por 2 segundos e o segundo por 1 segundo apenas, tenha isso em mente. É a melhor forma de começar seus combos. Um combo básico para tirar muita vida do seu oponente no início é Q+E+ataque básico+E(ativando)+ataque básico.
- A habilidade atravessa o primeiro alvo, ou seja, você pode conjurá-la em um minion mas acertar o campeão inimigo caso ele esteja atrás do minion(mas ele só será preso por 1 segundo).
- Não use isso demais na rota, pois você só tem isto para se defender no caso de um gank. Enquanto essa habilidade estiver em recarga(bem longa, por sinal), você estará mais vulnerável, e seus oponentes sabem disso.

"W": Barreira Prismática
Lux balança sua varinha e dobra a luz em volta do alvo aliado que ela tocar, protegendo ele de qualquer dano.
Lança o cetro de Lux em um local-alvo e de volta, protegendo a si mesma e todos os campeões aliados que forem tocados de 80/105/130/155/180 (+35% de Poder de Habilidade) de dano por 3 segundos.
Custo: 60 de Mana 
Tempo de Recarga: 14/13/12/11/10 segundos
Alcance: 1075


- Essa skill é tipo um bulmerangue, dando escudo na ida e na volta, renovando o escudo da ida caso não tenha sido quebrado.
- Skillshot denovo, mas você recebe o escudo de ida e de volta em qualquer direção que lançar. Ótimo para diminuir o dano do inimigo em duelos, pode te salvar daquele Incendiar que lhe mataria. NUNCA esqueça de usar essa habilidade contra habilidades como o ult do Karthus ou do Zed, ou skills de dano sobre tempo.
- Você pode se mover enquanto conjura essa skill.
- Use no máximo possível de aliados em lutas.

"E": Singularidade Lucente
Atira uma anomalia de luz retorcida em uma área, que desacelera os inimigos próximos. Lux pode detoná-la para causar dano aos inimigos na área afetada.
Cria uma área que desacelera inimigos em 20/24/28/32/36%. Após 5 segundo(s) a área implode, causando 60/105/150/195/240 (+60% de Poder de Habilidade) de dano mágico. Ative novamente para antecipar a detonação.
Custo: 70/85/100/115/130 de Mana 
Tempo de Recarga: 10 segundos
Alcance: 1100


- Sua principal habilidade de poke. Ative-a assim que ela chegar no seu destino. No início do jogo, conjure-a deixando o centro um pouco atrás do inimigo, já que normalmente eles andam para trás para desviar de alguma coisa. O alcance é 1100 mas a área tem um raio de umas 200 unidades.
- Entra em recarga no exato momento em que a conjura.
- Custa muita mana no início do jogo, então não use-a demais.
- A lentidão pode ajudar na sua fuga, então, caso você esteja sem o Q e o ser em questão já mergulhou em você, conjure essa skill em você mesmo e deixe-a sem ativar, para que o inimigo seja forçado a andar pela área da skill e sofra essa breve lentidão.
- Use-a para limpar rapidamente ondas de minions, quando necessário.
- Concede visão no caminho e no local em que está, então use-a para checar arbustos suspeitos, o dragon, baron, blue, etc; ou quem sabe até mesmo roubar um desses se você ativá-la na hora certa.

"R": Centelha Final
Após acumular energia, Lux dispara um feixe de luz que causa dano a todos os alvos na área. Além disso, ele ativa sua habilidade passiva e zera a duração do efeito negativo de Iluminação.
Canaliza um feixe de luz estonteante, causando 300/400/500 (+75% de Poder de Habilidade) de dano mágico em todas as unidades inimigas em linha reta. Centelha Final incendeia e zera o efeito negativo de Iluminação.
Custo: 100 de Mana
Tempo de Recarga: 80/65/50
Alcance: 3000


- Essa habilidade ativa a Iluminação, causando o dano da passiva e ainda adiciona mais outra marca de iluminação que pode ser ativada de novo pelo ataque básico. Por isso, durante as lutas ative o E primeiro no grupo de inimigos e use o R em seguida para causar toneladas de dano.
- A área de efeito é uma linha bem fina, tenha isso em mente.
- Tem tempo de conjuração de mais ou menos meio segundo, leve isso em consideração quando usá-lo de grandes distâncias.
- Use-o para matar inimigos fugindo com vida baixa.
- Concede visão.
- Use-o como poke antes de lutas importantes.
- Use o E como ferramenta para fazer seu inimigo ir para a parede se for o caso(se o cara for um desses espertinhos que desviam pro lado), assim ficará mais fácil mirar o seu ult.
- Use-o para pegar assistências em outras rotas ou auxiliar aliados em combate, caso você esteja longe. Mas tente NÃO ROUBAR kills com seu ult principalmente se estiver auxiliando um 1x1, todos odeiam isso.
- Se você morrer enquanto conjura a skill, não terá tempo de recarga.

Pontos de skill:
R > E > Q > W
Comece com o Q para lhe conferir um pouco mais de segurança contra possíveis ganks lvl 1 para pegar first blood, mas caso esteja indo contra um campeão sem muito CC ou dano no lvl 1(como Karthus, por exemplo), pode começar com o E para iniciar os pokes, mas pegue o Q já no lvl 2. Coloque um ponto no R sempre que possível, pegue o W no lvl 4. Se estiver tendo dificuldades na lane, considere colocar um ou dois pontos no W.
O E vai antes do Q e do W pois a lentidão aumenta com o tempo (20% slow é uma piada, mas 36% já dá pro gasto), e o Q é recomendável em seguida por reduzir a recarga, já que é a habilidade mais importante.


Talentos:

21/0/9, focando no AP na parte de ataque e no aumento do tempo dos buffs e das poções na parte de utilidade. Prefira os 3 pontos no talento que dá regeneração de mana e no que diminui o tempo de recarga dos feitiços de invocador.
Assim a Lux terá o tão necessário dano e alguns benefícios da árvore de utilidades. 


Runas:

Creio que isso seja algo bem pessoal, mas eu prefiro;
Marcas de Penetração Mágica, Selos de Armadura, Glifos de Resistência Mágica e Quintessências de Poder de Habilidade.
Com essas runas a Lux terá um dano maior no início do jogo e ao mesmo tempo resistências maiores, dando um buff nela em geral. Selos de Regeneração de Mana, Glifos de Poder de Habilidade Escalonável, Selos de Vida Escalonável e Quintessências de Velocidade de Movimento também são viáveis caso prefira. É tudo questão de preferência.


Feitiços de Invocador:

Recomendados: Flash + Incendiar ou Flash + Barreira
Embora o tempo de recarga tenha aumentado, Flash continua sendo uma escolha essencial para campeões como a Lux, pela sua versatilidade. Como ela não tem escapatórias confiáveis (se errar o Q provavelmente morre durante fugas), o Flash a salvará incontáveis vezes, fazendo-a atravessar parades ou apenas para tomar distância dos inimigos. Ao mesmo tempo em que permite algumas jogadas ofensivas, como por exemplo minimizar a distância para dar aquele último golpe no inimigo que fugiu com 20 de vida, caso suas habilidades estejam em recarga; ou ajudar a se reposicionar durante lutas de time. Nada subsitui as utilidades do Flash, fim de papo.
Incendiar é recomendável contra inimigos fáceis de matar no início ou durante todo o jogo contra aqueles que tem algum sustain(Vladimir, Nidalee, por exemplo), além de impedir inimigos de sairem vivos com vida baixa.
Barreira é uma opção mais defensiva, útil principalmente contra oponentes com muito burst que podem facilmente se aproximar como LeBlanc ou Fizz, além de que dificilmente você se colocará na distância de um Incendiar.

Outras opções viáveis: Clareza, Teleporte, Exaustão, Fantasma, Purificar
Eu não gosto de Clareza e tenho certeza que muitos também não, mas pode ser útil caso você tenha problemas para controlar sua mana no início. Viável, mas como perde sua utilidade no fim do jogo, não é muito recomendado.
Teleporte tem várias utilidades como defender uma torre, puxar uma lane ou criar ou ajudar um gank. Definitivamente útil se você for usá-lo com frequência.
Exaustão pode ser bom tanto pra Lux suporte como Mid, já que te ajuda a acertar o Q no inimigo e subconsequentemente, usar seu combo, assim como pode também auxiliar na fuga.
Fantasma caso você não esteja no lvl 12 ainda para pegar Flash. Caso não goste de flash ou não saiba usá-lo direito, sugiro que treine com ele, pois é uma feitiço importantíssimo. Nada substitui a capacidade de atravessar paredes, ok.
Purificar pode ser útil contra oponentes específicos, como Veigar ou Fiddle, enfim, qualquer um com CC de longa duração. Purificar também remove o Incendiar e a Exaustão.


Itens:

É interessante que os seus itens iniciais estejam de acordo com o tipo de campeão que você enfrentará na mid lane, entretanto é essencial CONHECER o campeão que você está enfrentando, ou pelo menos ter uma noção do que ele pode fazer.

Opções:
1 Anel de Doran, 2 Poção de Vida - contra lanes fáceis (Karthus, Veigar...), ou caso você precise abrir vantagem contra esse personagem já no início do jogo (Kassadin, Ahri, Akali, Syndra, Katarina, Fizz, Veigar...).
1 Amuleto da Fada, 5 Poção de Vida, 1 Poção de Mana, 1 Sentinela - contra lanes com muito sustain(Vladimir, Swain, Mordekaiser...) ou caso já queira adiantar o seu cálice da harmonia. Também pode funcionar contra assassinos com pokes que não são skillshot, como LeBlanc, Annie, Ryze, Teemo, Malzahar etc.
1 Botas da Velocidade, 4 Poções de Vida (ou 2 Poções de Vida e 1 Sentinela) - contra lanes contra personagens como a Lux: muito poke que pode ser desviado. Ex: Ziggs, Anivia, Nidalee, Gragas, Lux, Zyra, Brand, Malzahar, Ahri...
1 Armadura de Pano, 5 Poções de Vida(ou 4 Poções de Vida e 1 de Mana, ou 3 de Vida e 2 de mana, enfim) - contra campeão mid que causam dano físico. Ex: Zed, Yasuo, Pantheon, Riven...

Prioridades no Início:
Cálice da Harmonia - Um excelente item para te ajudar a recuperar mana, e mais tarde poder ser evoluído para o primeiro grande item da Lux. Se possível, farme o suficiente para pegá-lo já na sua primeira volta à base.
Botas do Feiticeiro - Foi nerfada recentemente, mas continua sendo um ótimo item tanto para mobilidade quanto para aumentar um pouco mais o seu dano. Pode ser substituída pelas Botas Ionianas da Lucidez, caso você queira logo redução de recarga mas tenha um jungler que precise do Buff Azul no início Ex: Cho'Gath, Gragas, Sion.

Itens que funcionam bem com a Lux:
Graal Profano de Athene: O primeiro grande item da Lux. Ele resolverá por completo seus problemas com mana, dá Poder de Habilidade, 20% de Redução de Recarga e ainda dá Resistência Mágica. Com o Buff Azul, você chega ao máximo de redução de recarga só com este item(40%). É um item excelente para te trazer de volta ao jogo caso esteja atrás, ou para stompar ainda mais sua lane caso esteja á frente. Essencial para todos os jogos.
Capuz da Morte de Rabaddon: Com esse item seu AP irá aumentar drasticamente, primordial para qualquer mago. Pegue-o logo após o Graal Profano de Athene, ou logo após o seu Cálice da Harmonia, se assim preferir.
Cajado do Vazio: Após ter pego os dois itens acima, com este item você irá obliterar cada pedaço de existência dos seus oponentes. Assim como o Capuz ele não traz nenhuma estatística defensiva, então pegue-o como terceiro grande item(ou segundo, depois do Graal) caso esteja indo bem ou muito bem. Senão, recomendo que espere um pouco mais para pegá-lo. 
Ampulheta de Zonia: Um item que dá muito AP, armadura e um ativo que te deixa inalvejável por dois segundos. Um bom quarto item. Caso esteja sendo muito focado nas lutas de time ou esteja contra um mid de dano físico, pode ser um bom terceiro ou segundo item. NÃO SE ESQUEÇA DE USAR O ATIVO DESTE ITEM!
Perdição de Lich: Um item muito bom para destruir torres, limpar ondas de minions e para aumentar o dano do seu ataque básico. Viável como um dos últimos itens. Porém, cuidado ao usá-lo, já que em certas situações, ficar na distância de um auto-ataque de um oponente é uma má ideia.
Tormento de Liandry: Mais uma opção para últimos itens. O passivo que causa % de vida por segundo é ótimo para aumentar o dano do seu poke, definitivamente uma boa escolha como último ou quarto item. O potencial dele no início não é tão grande, então dê prioridade aos outros itens.
Cajado do Arcanjo: Pode funcionar bem, caso você pegue a Lágrima da Deusa já no início do jogo. Vai lhe conferir uma enorme quantidade de AP, e quando estiver completo, terá um ativo que lhe dá um escudo. Não é um item que eu goste muito num campeão como a Lux, mas funciona bem para os que gostam dele.
Ladrão de Almas de Mejai: Sim, senhoras e senhores, este item PODE SER uma boa opção na Lux. Pelo simples fato de que suas habilidades tem enorme distância, então você poderá pegar assistências facilmente caso tenha alguém feedado no seu time, e assim, ganhar os acúmulos deste item até o máximo. Recomendo-o apenas caso esteja perdendo a sua lane nestas condições citadas. Se todo o seu time estiver perdendo, este item não ajudará em nada. É bom ter em mente também que este item é praticamente um Taunt Global, então você certamente será muito mais focado depois de comprá-lo, principalmente se estiver conseguindo acúmulos.
Como último item considere também um Anjo Guardião ou Véu da Banshee, estes itens viram jogos.


Combos e Dicas:
Seu combo principal: QERE.
SMARTCAST: APRENDA a usar. A diferença de tempo que você leva para excutar o seu combo com e sem smartcast é gigantesca. Veja bem:
Sem smartcast: Q+clique+E+Clique+R+Clique+E
Com smartcast: QERE
- Como pode ver, com o smartcast você só precisa manter o mouse sobre seu inimigo enquanto aperta os botões. Sem smartcast é até difícil executar este combo, uma vez que geralmente os 2 segundos do Q acabam antes de você terminá-lo.
- Você não precisa esperar terminar de usar uma skill para ativar o seu E, então após conjurar o seu E você pode jogar um Q, R, ou um ataque básico, e à qualquer momento em que você apertar E, ele será ativado, mesmo durante a conjuração. Isso tornará o seu potencial de dano muito mais rápido, principalmente em pequenas lutas.
- Entretanto, recomendo que só use seu combo quando tiver certeza que seu oponente vai ser pego pelo Q(preferencialmente, só o continue depois de ter acertado o Q), pois caso ele desvie ou use Flash, você terá gastado tudo pra nada.
- Suas skills tem grande distância e podem atravessar paredes, então use o E para conceder visão atrás de uma parede (como a do Baron, por exemplo), e saiba que você pode também combar através da parede. Depois de usar o E para iluminar, use o Q. Se acertar, prossiga com o R e ativação do E. Da mesma forma, seu escudo também, então caso tenha uma parede entre você e um aliado que precise do seu escudo, jogue-o também.
- Fazer este tipo de coisa com a câmera solta é muito mais fácil, quando se está acostumado a usá-la. Mas não há nada de errado em usar a câmera presa, caso prefira.
- Use a lentidão/potencial de zoneamento do E para ajudar a acertar o Q durante um gank ou contra oponentes que estão fugindo. Acertar seu Q na maioria das vezes será mais importante do que causar dano com seu E.
- Seu Q prende inimigos em arbustos, mas não os revela.
- Limpe ondas de minions à distância com o seu ult.
- Caso esteja sendo gankando e queiram lhe dar um dive, jogue seu Q quando o oponente estiver embaixo da torre para que ele tome alguns hits de graça. Use seu ult também para garantir a kill, se possível.
- CONHEÇA os campeões inimigos e o que eles podem fazer. Quais CCs eles tem? Eles estão fazendo resistência mágica, vida, dano? Estar atento à estas coisas não te torna apenas um melhor jogador com a Lux, mas com qualquer campeão.


Fase de rotas:
Início do jogo, seu foco será farmar para ganhar dinheiro para conseguir seus itens e pegar o nível 6, momento em que você terá potencial para matar. Fique apenas dando o último hit. Guarde sua mana para pokes ou para fugir no caso de ganks. Caso você tenha problemas em dar o last hit nos minions, treine seu farm numa partida personalizada sem oponentes. Com persistência e prática, vai acabar se tornando um processo quase que automático.
E caso seja forçado à farmar debaixo da torre, há alguns truques para não perder o minion pra torre:
Minion melee - deixe a torre dar 2 hits nele, e depois dê seu ataque básico.
Minion mage - Dê um ataque básico, deixe a torre dar 1 hit nele, e depois dê outro ataque básico.
Contra os minions maiores isto será um pouco mais difícil, se julgar necessário use uma de suas habilidades para não perder os 50g que eles dão.
Dê uma ajuda ao jungler caso ele precise, e mantenha a sua sentinela grátis sempre em recarga. Deixe-a em um dos arbustos ao lado do mid sempre que possível, e caso esteja com suspeita de que tem alguém no arbusto, use o seu E para verificar (mas não o ative imediatamente). Tente dar pokes no seu oponente com o seu E e desviar dos pokes deles, saiba quando deve ativar ou não a sua passiva - caso ela lhe custe uma skill na cara, deixe-a sem ativar. Considere pokear com o seu ataque básico também, caso o oponente seja melee. Guarde o seu Q para ganks do seu jungler ou para escapar de ganks do jungler inimigo, usando o Flash somente quando necessário. Jogue com segurança, pegando kills quando possível. Caso veja seu oponente saindo da rota (indo ao bot, por exemplo), você tem duas opções:
- Avisar ao seu time que o seu inimigo está indo bot, e ir atrás dele.
- Avisar ao seu time e avançar a lane até a torre do seu oponente, assim ele será forçado à voltar(mas cuidado com ganks do jungler inimigo, quando fizer isso).
Então seja qual for a sua escolha, avise ao seu time. Deixe ele á par do desaparecimento do seu oponente sempre que ele tiver saído da lane ou ter voltado à base. Principalmente se for algum assassino. Você também pode sair da rota para gankar outras lanes, mas não more nelas. Como todas as suas habildiades são skillshots, nem sempre você conseguirá kills e obviamente, ouro. Além disso, caso seu oponente tenha muita mobilidade(Leblanc, Kassadin...) ou consiga avançar a lane muito fácil(Anivia, Ziggs...), fazer isto constantemente pode ser uma má idéia.
Mais à frente, será hora de garantir alguns objetivos. Saia da sua lane de vez em quando e trabalhe com o seu time para garantir objetivos como torres ou o dragão e auxiliar em pequenos combates. Tente não andar sozinho pela jungle se não tiver certeza de que é seguro, e de vez em quando compre alguma sentinela para ajudar o suporte. Visão no LoL nunca é demais.
E mais uma vez, TRABALHE COM O SEU TIME. Isso é algo extremamente importante para um campeão como a Lux.


Teamfights:
A Lux é um campeão relativamente versátil. Sempre foi um mid ou suporte viável, mesmo antes da S4 que deu um empurrão para campeões mid que vão na role de suporte, e o bom é que ela dificilmente perde sua utilidade durante a partida. Isso acontece porque a Lux é naturalmente um tipo de suporte ofensivo. Não exatamente uma babá de ADCs, mas um suporte que ajuda o time em geral. Se a Lux ficar viva durante as lutas de time (a não ser que o time inimigo esteja muito superior ao seu) dificilmente seu time perderá a luta.
Como um mago convencional, a Lux tem vida baixa, mas em compensação causa alto dano à distância, em vários alvos ao mesmo tempo. Então você ficará atrás dos tanks jogando suas magias, mas ao mesmo tempo é importante ter em mente que a Lux é um campeão de "poke". Logo, a função da Lux não é só vencer as lutas de times enquanto elas acontecem, mas também vencer as lutas de times antes delas acontecerem. Com o seu poke, você vai baixar a vida dos inimigos enquanto ainda estão se posicionando ou esperando que alguém a comece(cuidado para não se colocar fora de posição, ABUSE DA SUA DISTÂNCIA).
Não tenha pena de usar o seu R para pokear, seu R tem um dos menores cooldowns do jogo, provavelmente voltará a tempo quando você precisar usá-lo novamente. Você pode não conseguir diminuir muito a vida daquele tank que fez resistência mágica, mas se todo o resto do time inimigo estiver com uns 50/60% do HP graças ao seu poke, seu time já tem uma grande vantagem!
Tenha em mente que você tem burst pra matar qualquer ADC e a maioria dos APCs em um combo, então se você ver um desses fora de posição, jogue o seu Q. Se conseguir pegá-lo, prossiga com uma sequência rápida de ERE e pronto. Você acabou de tornar um 5x5 num 5x4.
Quando a luta começar enfim, use o seu W para dar escudo nos seus aliados, o seu E no máximo de alvos possível e o Q para prender alvos que precisam ser focados, como o ADC ou APC inimigo. Se tiver seu ult, use-o no máximo possível de inimigos. Lembre-se de manter sempre distância, pois você NÃO tem de estar no meio da luta, e se você for pego, você morre, simples assim.
Caso tenha ganho, use o seu ult para matar aqueles que estão fugindo caso possa usá-lo, e caso esteja perdendo, use o seu Q e E para fugir.
Lux: Nós podemos com eles!


Mentalidade ao jogar LoL:
LoL é um jogo que exige paciência. Haverão jogos em que você pode estar indo bem mas os seus aliados estão indo mal ou trollando hu3 ou estejam afk, ou o contrário. O importante é manter a comunicação com o seu time, e trabalhar juntos para resolver as deficiências do time. Não só com a Lux, mas com qualquer campeão.
Nos 10 minutos de jogo você pode estar 3/0, mas aquela Vayne pode estar já 0/5/1. Ficar xingando a Vayne no chat ou ficar falando "GG bot" não vai ajudar em nada. Só vai prejudicar ao psicológico não só dela, mas de todo o seu time. Ao invés disso, tente analisar a situação. Por quê isso aconteceu? Será que não é a falta de sentinelas na lane que está possibilitando visitas constantes do jungler? Peça ao suporte para pôr sentinelas. Será que ela não está avançando demais a lane ou jogando muito agressivamente? Sugira a ela que jogue mais recuada, e que fique só farmando. Ofereça sugestões, chame o seu jungler e façam um gank, enfim, não desista da vitória e faça algo útil para o seu time. Se perder, acontece, supere isso. E elogie os que estão indo bem. Seja humilde.
Lux: Mantenha o foco na batalha!

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