Você que já possui uma equipe de e-Sports ou pensa em começar uma nova? Deve saber que os patrocinadores são importantíssimos para o crescimento dessa equipe. A não ser que você possa arcar com todos os recursos financeiros necessários ou sua equipe possua uma grande fonte de receita própria, os patrocinadores são essenciais para a equipe, a medida que ela vai crescendo e os custos também aumentam.
Durante esse tópico, eu vou citar como melhorar as chances de conseguir patrocínios e quando é o momento certo de buscar patrocinadores.
O que são Patrocínios no E-Sports?
Os patrocínios no e-Sports não fogem muito do conceito de qualquer outro tipo de patrocínio esportivo. Os patrocínios são de maneira geral a provisão de recursos (financeiros ou não), por parte de uma empresa ou investidor, para um evento, time ou atividade, de forma que ambas as partes sejam beneficiadas de alguma forma.
De maneira geral, nos e-Sports, o patrocínio aos times são feitos de duas formas:
Apoio Financeiro (dinheiro, créditos para jogar, custeamento para viagens, etc).Equipamentos para jogar (computadores, mouses, teclados, mousepads, etc).
De maneira geral, nos e-Sports, o patrocínio aos times são feitos de duas formas:
Apoio Financeiro (dinheiro, créditos para jogar, custeamento para viagens, etc).Equipamentos para jogar (computadores, mouses, teclados, mousepads, etc).
Com o crescimento dos e-Sports, muitas empresas passaram a ter interesse em investir em equipes. Essas empresas possuem objetivos diversos ao patrocinar essas equipes.
Normalmente, os patrocinadores buscam visibilidade perante o público que as equipes têm contato. Para atingir esse objetivo, eles buscam aparecer nas camisas das equipes, nas redes sociais, por meio de depoimentos dos jogadores, etc.
Normalmente, os patrocinadores buscam visibilidade perante o público que as equipes têm contato. Para atingir esse objetivo, eles buscam aparecer nas camisas das equipes, nas redes sociais, por meio de depoimentos dos jogadores, etc.
Mas não necessariamente a visibilidade é o único objetivo dessas empresas. Muitas buscam patrocinar equipes de e-Sports para ganhar reconhecimento, entrar em um mercado específico e ter exposição da marca. A equipe deve identificar qual é o objetivo do patrocinador e definir um Plano de Patrocínio para oferecer.
Para um patrocínio ser bem sucedido, os interesses do patrocinador e da equipe devem estar bem alinhados para não haver mal entendidos. Por exemplo, se o objetivo do patrocinador é de ter um retorno financeiro a curto prazo, mas a equipe precisa de investimentos a longo prazo para poder disputar grandes campeonatos, haverá divergências dos objetivos e o patrocínio estará fadado ao fracasso. Por isso, é importante que se alinhe os objetivos e sejam expostos todos os objetivos!
Para um patrocínio ser bem sucedido, os interesses do patrocinador e da equipe devem estar bem alinhados para não haver mal entendidos. Por exemplo, se o objetivo do patrocinador é de ter um retorno financeiro a curto prazo, mas a equipe precisa de investimentos a longo prazo para poder disputar grandes campeonatos, haverá divergências dos objetivos e o patrocínio estará fadado ao fracasso. Por isso, é importante que se alinhe os objetivos e sejam expostos todos os objetivos!
Um patrocínio só se sustenta se for benéfico para ambos os lados. Geralmente, o papel do patrocinador é oferecer o suporte necessário, financeiro ou em equipamentos. A obrigação dos patrocinadores é garantir que esse apoio combinado seja entregue. Por outro lado, é obrigação das equipes darem retorno ao patrocinador. As equipes devem batalhar para garantir que os patrocinadores tenham retorno sobre o investimento. Não basta fazer uma camisa com a logo do patrocinador e fazer um post no Facebook, como se fosse uma simples parceria. As equipes devem garantir que os patrocinadores tenham mais venda, mais visibilidade e alcancem os objetivos propostos.
O crescimento dos e-Sports despertou não apenas o interesse em empresas de investir no mercado, como também o interesse de milhares de jovens em montar suas equipes e disputar grandes campeonatos. Milhares de equipes surgem diariamente e todas buscam conseguir patrocínios para alavancar seus objetivos. Por isso, sua equipe deve mostrar diferenciais para que o patrocinador opte em investir em vocês e não em outra equipe. O grande problema é que a maior parte das equipes cometem erros grotescos na hora de buscar novos patrocinadores.
É importante lembrar que nem sempre a sua equipe já está pronta para receber patrocinadores. Vemos diariamente equipes recém-formadas, que mal disputaram campeonatos e ainda não têm uma base de fãs sólida, buscando por patrocinadores. Essas equipes dificilmente conseguirão patrocinadores. Primeiramente, as equipes devem fortalecer a marca por meio de marketing, para depois começar a despertar o interesse de patrocinadores. (DEPOIS EU POSTO UM TÓPICO AQUI FALANDO SOBRE MARKETING)
É válido lembrar também que nem sempre uma empresa ou investidor está interessado em investir no e-Sport, seja por não ter disponibilidade no momento da proposta ou por não ser o público alvo desejado. Lembre-se de buscar por patrocinadores que estejam relacionados com o seu público.
Voltando para os erros cometidos, queremos destacar o principal erro que as equipes cometem na hora de se apresentarem a um novo patrocinador. Para ilustrar esse erro, vamos deixar abaixo uma abordagem clássica que muitos times praticam na hora de buscar novos patrocinadores:
É válido lembrar também que nem sempre uma empresa ou investidor está interessado em investir no e-Sport, seja por não ter disponibilidade no momento da proposta ou por não ser o público alvo desejado. Lembre-se de buscar por patrocinadores que estejam relacionados com o seu público.
Voltando para os erros cometidos, queremos destacar o principal erro que as equipes cometem na hora de se apresentarem a um novo patrocinador. Para ilustrar esse erro, vamos deixar abaixo uma abordagem clássica que muitos times praticam na hora de buscar novos patrocinadores:
''Boa tarde, me chamo Goku (nome ilustrativo) e sou diretor de marketing da equipe Esferas do Dragão (nome ilustrativo). Gostaria de solicitar um patrocínio para minha equipe de Donkey Kong. Apesar de ser novo, somos um dos melhores times do Brasil e precisamos de empresas sérias que nos forneça apoio financeiro para que possamos crescer e levar junto conosco todos os nossos parceiros e patrocinadores ao topo. Garanto que não vão se arrepender, estamos muito comprometidos.”
Para muitos que estão lendo esse tópico, ao lerem essa proposta logo identificaram o grande erro e sabem que dificilmente um time irá conseguir um patrocínio de qualidade dessa forma. A verdade é que infelizmente a maioria das equipes comete esse erro.
Ao analisarmos esse trecho só conseguimos identificar uma coisa: Os objetivos e interesses próprios da equipe: “Gostaríamos de solicitar...”; “...precisamos de empresas sérias...”; “...nos forneça apoio financeiro para que possamos crescer...”. Por que algum patrocinador estaria interessado em uma proposta dessas? A equipe simplesmente não deu NENHUM motivo para o patrocinador investir nela. Falar que a equipe é uma das melhores, que estão comprometidos e que querem crescer, não são motivos para uma empresa investir em times. As empresas estão interessadas nos resultados e retornos que elas podem alcançar ao investir em sua equipe, seja eles de visibilidade ou financeiro.
Ao entrar em contato com um possível patrocinador, grande parte das equipes focam apenas nos necessidades e objetivos próprios, sendo que o foco maior deveria estar nas necessidades do patrocinador. As equipes devem mostrar os motivos no qual os patrocinadores deveriam investir, nos resultados que podem alcançar, como podem alcançar e quando irão alcançar. Todos esses dados devem ser apresentados ao patrocinador por meio de um Plano de Patrocínio.
O que é e como estruturar um Plano de Patrocínio?
Um plano de patrocínio é uma apresentação com todas as informações do patrocínio proposto. Antes do patrocinador investir em sua equipe, ele vai querer conhecer o seu projeto, os integrantes, o histórico, as pretensões, as metas, os benefícios do investimento e os valores desse investimento. Enfim, o investidor vai querer saber onde irá colocar o seu dinheiro, quanto irá investir, quanto irá receber pelo investimento e quando irá receber pelo investimento. Todas essas informações devem estar presentes no Plano de Patrocínio.
1. Características do Plano de Patrocínio:
Apresentação profissional: Layout prático, limpo e bonito.
Português formal sem erros Erros de português simplesmente desqualificam qualquer apresentação profissional e passa desconfiança, portanto revise várias.
Apresentação rápida e direta Foque nos assuntos que realmente interessam ao investidor e evite apresentações muito longas. Pense que as empresas não têm muito tempo para ler sua proposta e você deve ganha-las rapidamente.
Apresentação organizada Caso o possível investidor se perca em sua apresentação, ele não irá entender o projeto e não se sentirá atraído.
2. Estrutura do Plano de Patrocínio:
Apresentação da Equipe:
Nome da equipe e logo Ex. Esferas do Dragão.
Apresentação da equipe Conte o que é exatamente sua equipe e dê o histórico.
Jogos praticados: Ex. League of Legends, Dota 2, CSGO, etc.
Apresentação dos responsáveis/diretores Nome Real; Idade; O que faz; Currículo; Experiências; Etc. O perfil do responsável da equipe é um dos principais fatores que vão determinar na decisão do investimento.
Apresentação do Staff: Integrantes de apoio da equipe; Departamento de marketing; Departamento Jurídico; Psicólogos; Etc. Mantenha o número de integrantes enxuto. Equipes com muitos integrantes remetem a impressão de desorganização e ineficiência.
Apresentação da Equipe: Mostre para os possíveis patrocinadores quem são seus jogadores; Há quanto tempo estão na equipe; Quantos fãs possuem; O que fazem fora dos jogos; Etc. Os patrocinadores não querem investir em equipes que mudam de jogadores toda hora. Isso os assusta.
-> Liste os principais campeonatos que seu time já participou, junto com as posições alcançadas. Evite encher a lista com campeonatos pequenos que não dão visibilidade para sua equipe. É melhor colocar um 8º lugar em um campeonato relevante do que centenas de 1º colocações em campeonatos de 4 participantes.
Visibilidade da Marca
Apresente os seus canais de divulgação: Facebook, Youtube, Streams, Twitter, Site, Instagram, etc, assim como os números de acesso, fãs, alcance, visualizações, curtidas, etc. Esses dados são importantes para os patrocinadores terem uma média do alcance que podem ter ao investir em sua equipe.
Informe os dados do seu público idade, sexo, localidade geográfica, renda média, etc.
Reportagens na mídia que evidenciam a equipe e os parceiros.
Apresentação do Projeto
Exponha como o patrocínio funciona, mostrando os benefícios que o patrocinador terá ao fazer o investimento, os canais que aparecerá, os espaços na camisa que estão disponíveis e todos os serviços que sua equipe pode prestar para agregar à proposta. Essa é o momento que você deverá convencer o patrocinador que vale a pena investir na sua equipe.Seja bem claro ao apresentar os benefícios ao patrocinador e evite ser generalista. Por exemplo, não fale “Você terá um espaço em nossa página do Facebook”. Mostre, de preferência com imagens, exatamente o espaço que a marca do patrocinador aparecerá.
Agregue serviços à sua proposta para que ela seja mais atrativa. Ofereça, por exemplo, serviços onde os integrantes da equipe falam da marca do patrocinador em um vídeo ou tiram fotos com os produtos. Use a criatividade. Exponha também as empresas que já patrocinaram sua equipe. Se foram muitas, eleja as principais. Isso trará maior credibilidade e segurança ao patrocinador.
Ao analisarmos esse trecho só conseguimos identificar uma coisa: Os objetivos e interesses próprios da equipe: “Gostaríamos de solicitar...”; “...precisamos de empresas sérias...”; “...nos forneça apoio financeiro para que possamos crescer...”. Por que algum patrocinador estaria interessado em uma proposta dessas? A equipe simplesmente não deu NENHUM motivo para o patrocinador investir nela. Falar que a equipe é uma das melhores, que estão comprometidos e que querem crescer, não são motivos para uma empresa investir em times. As empresas estão interessadas nos resultados e retornos que elas podem alcançar ao investir em sua equipe, seja eles de visibilidade ou financeiro.
Ao entrar em contato com um possível patrocinador, grande parte das equipes focam apenas nos necessidades e objetivos próprios, sendo que o foco maior deveria estar nas necessidades do patrocinador. As equipes devem mostrar os motivos no qual os patrocinadores deveriam investir, nos resultados que podem alcançar, como podem alcançar e quando irão alcançar. Todos esses dados devem ser apresentados ao patrocinador por meio de um Plano de Patrocínio.
O que é e como estruturar um Plano de Patrocínio?
Um plano de patrocínio é uma apresentação com todas as informações do patrocínio proposto. Antes do patrocinador investir em sua equipe, ele vai querer conhecer o seu projeto, os integrantes, o histórico, as pretensões, as metas, os benefícios do investimento e os valores desse investimento. Enfim, o investidor vai querer saber onde irá colocar o seu dinheiro, quanto irá investir, quanto irá receber pelo investimento e quando irá receber pelo investimento. Todas essas informações devem estar presentes no Plano de Patrocínio.
1. Características do Plano de Patrocínio:
Apresentação profissional: Layout prático, limpo e bonito.
Português formal sem erros Erros de português simplesmente desqualificam qualquer apresentação profissional e passa desconfiança, portanto revise várias.
Apresentação rápida e direta Foque nos assuntos que realmente interessam ao investidor e evite apresentações muito longas. Pense que as empresas não têm muito tempo para ler sua proposta e você deve ganha-las rapidamente.
Apresentação organizada Caso o possível investidor se perca em sua apresentação, ele não irá entender o projeto e não se sentirá atraído.
2. Estrutura do Plano de Patrocínio:
Apresentação da Equipe:
Nome da equipe e logo Ex. Esferas do Dragão.
Apresentação da equipe Conte o que é exatamente sua equipe e dê o histórico.
Jogos praticados: Ex. League of Legends, Dota 2, CSGO, etc.
Apresentação dos responsáveis/diretores Nome Real; Idade; O que faz; Currículo; Experiências; Etc. O perfil do responsável da equipe é um dos principais fatores que vão determinar na decisão do investimento.
Apresentação do Staff: Integrantes de apoio da equipe; Departamento de marketing; Departamento Jurídico; Psicólogos; Etc. Mantenha o número de integrantes enxuto. Equipes com muitos integrantes remetem a impressão de desorganização e ineficiência.
Apresentação da Equipe: Mostre para os possíveis patrocinadores quem são seus jogadores; Há quanto tempo estão na equipe; Quantos fãs possuem; O que fazem fora dos jogos; Etc. Os patrocinadores não querem investir em equipes que mudam de jogadores toda hora. Isso os assusta.
-> Liste os principais campeonatos que seu time já participou, junto com as posições alcançadas. Evite encher a lista com campeonatos pequenos que não dão visibilidade para sua equipe. É melhor colocar um 8º lugar em um campeonato relevante do que centenas de 1º colocações em campeonatos de 4 participantes.
Visibilidade da Marca
Apresente os seus canais de divulgação: Facebook, Youtube, Streams, Twitter, Site, Instagram, etc, assim como os números de acesso, fãs, alcance, visualizações, curtidas, etc. Esses dados são importantes para os patrocinadores terem uma média do alcance que podem ter ao investir em sua equipe.
Informe os dados do seu público idade, sexo, localidade geográfica, renda média, etc.
Reportagens na mídia que evidenciam a equipe e os parceiros.
Apresentação do Projeto
Exponha como o patrocínio funciona, mostrando os benefícios que o patrocinador terá ao fazer o investimento, os canais que aparecerá, os espaços na camisa que estão disponíveis e todos os serviços que sua equipe pode prestar para agregar à proposta. Essa é o momento que você deverá convencer o patrocinador que vale a pena investir na sua equipe.Seja bem claro ao apresentar os benefícios ao patrocinador e evite ser generalista. Por exemplo, não fale “Você terá um espaço em nossa página do Facebook”. Mostre, de preferência com imagens, exatamente o espaço que a marca do patrocinador aparecerá.
Agregue serviços à sua proposta para que ela seja mais atrativa. Ofereça, por exemplo, serviços onde os integrantes da equipe falam da marca do patrocinador em um vídeo ou tiram fotos com os produtos. Use a criatividade. Exponha também as empresas que já patrocinaram sua equipe. Se foram muitas, eleja as principais. Isso trará maior credibilidade e segurança ao patrocinador.
Precifique o Patrocínio
Finalmente, após apresentar a equipe e os integrantes, mostrar a visibilidade da equipe e fazer uma proposta direta mostrando os benefícios do patrocínio, chegou a hora de apresentar o valor do investimento. Você pode dar apenas um valor como opção ou fazer planos diferenciados com diferentes preços e benefícios, assim o patrocinador poderá escolher o valor que mais se adequar ao seu orçamento e necessidades. É importante se pensar muito em relação ao valor que sua equipe cobrará pelo patrocínio. Muitas equipes em potencial não conseguem patrocínios por conta do valor cobrado. Em muitos casos que conseguem, o patrocínio não se sustenta, pois o patrocinador perceber que o valor investido não lhe traz o retorno suficiente. Por isso, cada equipe deve ter noção real de quanta ela pode gerar de retorno ao patrocinador.
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