sábado, 20 de fevereiro de 2016

Pontos Fortes e Fracos dos ADCs


Este guia visa resumir, de forma bem simples, os pontos fortes e fracos de cada ADC, bem como quando (ou não) picka-los.










Ashe
·         Pontos fortes:
Ashe tem a maior utilidade em todos os ADCarries. O seu slow em 2 skills faz sua lane ser bem segura a distância. Possui uma Ultimate extremamente forte, que pode ser usada para fazer pick-offs, dar engage e algumas vezes disengage.

·         Pontos fracos:
Para compensar toda utilidade que ela traz, ela não possui o DPS (dano por segundo) alto que outros ADCs podem ter. Caso a botlane inimiga tenha um suporte de hard engage/hard CC (Leona, Thresh, Nami), é necessário cuidado na hora de pickar ela. Evite também usá-la quando seu time tem apenas 1 champion de dano alto (que no caso seria apenas você, Ex: top laner de Utilidade como Lulu e Jungle de utilidade como Nunu etc). Ela está especialmente fraca pois o meta atual possui apenas champions de mobilidade alta e que vão pular no seu pescoço assim que possível. A sua Team Comp tem que estar praticamente voltada a proteção do ADC.

·         Quando pickar:
Quando você possui ao menos 2 outros carries no Mid e Top. (Ex Jax, Cassiopeia, Nasus, LB, Riven.)











Caitlyn
·         Pontos fortes:
Lanephase insana por conta de seu Range alto e harass (poke de Ataque Básico), traps, escape decente e críticos da passiva constantes. Consegue puxar bem a lane por conta de ser waveclear do Q e consegue pokear/matar com a ult com eficiência. Ela é altamente eficiente com uma Comp de siege, como Morgana e Syndra. Tem um lategame respeitável.
·         Pontos fracos:
Ela é uma Tristana mais “balanceada” em todos os termos, possui early forte, midgame fraco e late médio. A sua lanephase é muito forte, mas ela sofre muito por conta dessa fraqueza no midgame. Suas 2 skills de dano (Q e R) podem ser inúteis se você estiver atrás, e se o seu time não for feito para Siege (insistir em levar torres até seu time acertar alguém ou enfraquecer os adversário a um ponto de dar dive) ela pode ser difícil de ser utilizada em todo seu potencial. Ela é suscetível aos All-ins na botlane e tem custo de mana nas habilidades bem alto.
·         Quando pickar:
Comps de push. Comps de pick-off e siege. Quando você quer que aquela Vayne chore no All e fique na base.











Corki
·         Pontos fortes:
Lanephase forte por conta de seu alto dano no Q e escape razoável, midgame colossal por conta da sinergia com a Força da Trindade. Se ele fechar Trindade cedo, será provavelmente o Champion mais forte na partida naquele momento. Ele funciona melhor com comps de snowball e midgame. Consegue duelar, levar torres e trocar facilmente com qualquer campeão da botlane sem sair na desvantagem. É difícil buildar contra um Corki feedado por conta da variedade de dano que ele causa (Mágico, Verdadeiro, Físico, chase forte pelo esteroide de movespeed).
·         Pontos fracos:
Ele decai lategame por alguns motivos; sua Velocidade de Ataque base e por nível é HORRÍVEL e ele não possui esteroides para compensar isso. Isso causa que no lategame ele simplesmente não irá Critar tanto quando outros ADCs, e por isso Triforce é um item chave para ele. Outro problema dele é que suas skills não escalam tão bem quanto as de outros ADCs, levando um pouco de tempo para matar um alvo e podendo sofrer para champions que tenham Nuke (Graves, LB, Draven?). É necessário buildar Penetração Mágica para que ele acompanhe outros Carries em dano.
·         Quando pickar:
Comps de snowball midgame. Ele é bem versátil, na SoloQ não importa muito.












Draven
·         Pontos fortes:
Sua lanephase é assustadora. MUITO assustadora. Seus machados do Q dão uma Espada B.F no level 1. E piora quando ele consegue de fato uma B.F. Seu mid e lategame são absurdos (40% de Velocidade de Ataque bônus + Velocidade de Movimento que reseta quando ele pega os machados, mais Knockback/knockaside, ult global com dano alto). Tem o maior potencial de snowball por conta da passiva de gold. Praticamente ganhar a lane = ganhar o jogo se você souber o que está fazendo.
·         Pontos fracos:
Sua força bruta vem com um custo alto. Ele está essencialmente num timer. Quando fecha build ou perto disso, sua passiva se torna inútil (em relação a outros campeões, Ex Tristana, Cait, Jinx) e outros champions que possuam mais utilidade podem facilmente ganhar dele jogando como um time. Ele também é bem fácil de se dar outplay;  force-o a escolher entre manter DPS pegando o machado ou se posicionar corretamente.
Draven NÃO DEVERIA ganhar qualquer lane. Ele é um Lane Bully, mas ele geralmente sofre muito contra campeões que tem um earlygame dominante, como por exemplo Graves (ele tem um potencial de pegar kill enorme no level 6, e acaba “acalmando” o Draven em seu primeiro pico de força assim que volta da base com lvl6).
Um Draven que sabe o que faz é mortal, mas para a maioria das pessoas, ele tem que fazer snowball e terminar o jogo antes que o outros ADC chegue no seu nível.
·         Quando pickar:
Comps de snowball ou quando eles não possuem potencial de Dive/hard engage. Quase você odeia o ADC inimigo e quer fazer ele ficar base e repensar porque joga LoL.











Ezreal
                Existem duas possibilidades para o Ez. Ez Trindade e Ez Blue Build.

Ez Trindade:
·         Pontos fortes:
Ele é na sua essência um Corki com menos dano midgame e mais mobilidade, porém com menos burst. Seu lategame é bom por conta da sua passiva que lhe dá Velocidade de Ataque de graça. Pick versátil, funciona bem em qualquer composição de time.
·         Pontos fracos:
Ele é inútil e peso morto quando se está com muita desvantagem (bem como praticamente todos os campeões midgame que fazem Trindade core). Seu Q não apenas é ‘bloqueável’ mas muito fraco caso atrás no jogo. Sua falta de waveclear tem que ser compensada com outro pick, ou então calculada pelo time para não perder potencial de dano em TF caso usem a Ult para limpar. Pode ser difícil carregar com ele já que não possuirá tanto dano contra um time competente e forte.


Ez Blue Build:
·         Pontos fortes:
Poke e mobilidade insanos, e um slow quase permanente.
·         Pontos fracos:
Ele é ainda mais fraco quando muito atrás. Até você fechar 3 itens (Muramana, Manopla e Sussurro) ele é fraco midgame (sem críticos altos, sem poke/burst insano, sem utilidade nível Ashe). Ele também corre o risco de ficar atrás midgame, já que seu potencial de dano bruto é menor que um Carry de Gume e Dançarina. Blue Build é um pick muito situacional, mas potente e letal caso a situação seja certa.
·         Quando pickar:
Comps de poke/siege. Quando você já tem muitos carries no time. Por diversão, é o jeito mais divertido de se jogar de Ezreal.











Graves
·         Pontos fortes:
Nukes potentes e sua passiva permite que ele fique um pouco tank. Seu pico de força com uma Espada B.F é absurdo e ele consegue burstar um Champion papel com muita facilidade. Seu W garante utilidade para forçar reposicionamentos inimigos e ele possui um esteroide de Velocidade de Ataque no E. Ele é um monstro em todas as fases.
·         Pontos fracos:
Apesar de tudo, ele possui uma fraqueza a lanes de poke (Cait, Karma, Sona). Seu poder reside nos All-ins, que compensam seu Range de Ataque Básico efetivo. Ele perde seus stacks da passiva se for zoneado na lane, e pode decair lategame caso não acompanhe outros Carries. Funciona muito bem com Suportes de All-In, como Thresh e Leona ou de counter-engage como Janna e Nami.
·         Quando pickar:
Comps de Dano em Área. Ele é muito versátil, e funciona em todas as comps decentemente.











Jinx
·         Pontos fortes:
Lanephase segura (poke bom, traps com snare, slow), siege e tomada de Torres fantástica, lategame tão insano que chega a ser idiota. Seu esteroide de Velocidade de Ataque faz com que ela seja um dos melhores ADCs para fazer objetivos e puxar waves para rushar lvl2/fazer o oponente perder farm. O range que ela possui na Bazuca (Q ativo) faz com que tenha um poke fácil de acertar (pois é em área e no Ataque Básico) e garante alguns CS mesmo quando zoneado/sofrendo freeze. Sua ult é muito eficiente em Teamfights.


·         Pontos fracos:
Por não possuir escape, depende demais do resto do time e torna ela muito frágil contra assassinos de mobilidade.
·         Quando pickar:
Quando eles não tem potencial de dive. Quando você precisa de lategame ou carregar um jogo com absoluta certeza.










Kalista
(Nota do Autor: “Não tive tanta experiência com ela ainda por ser relativamente nova, perdoem qualquer erro”).
·         Pontos fortes:
Sua passiva de dash e seu E faz dela um alvo difícil e bem chata de se lidar com no lategame. Seu E garante a maioria dos Barons e Dragons, e se ela teve tempo suficiente para stackar lanças no ataque básico, diga adeus. Com o Furacão de Runnan na build ela pode nukar vários champions de uma vez se não for focada rapidamente.
·         Pontos fracos:
Apesar de ela talvez ter uma dominância alta de lane com os stacks, é difícil de aplica-los por conta da animação de ataque. Ela provavelmente será zoneada e sofrerá contra inimigos de earlygame forte. Ela é especialmente fraca contra efeitos que reduzem sua Velocidade de Ataque, já que consequentemente tiram sua mobilidade e potencial de nuke.
·         Quando pickar:
Contra comps primariamente de champions Corpo-a-Corpo (bruisers, fighters, tanks, assassinos AD?).










Kog’Maw
·         Pontos fortes:
Lanephase forte e relativamente segura. Seu range alto com o W e o poke com a ult o torna relativamente fácil de se farmar e dar dano na lane. Apesar de não ser um Graves ou Kalista, um Kog pode ser MUITO CHATO de se lidar. Seu lategame é provavelmente o mais forte do jogo por conta de alto DPS com range absurdo, podendo estorar uma Vayne feedada antes de ela pensar em trocar dano. Seu midgame com Força da Trindade é respeitável. Com Velocidade de Ataque de graça nos níveis do Q e dano em porcentagem de vida no W com range absurdo, ele tem todas as ferramentas para ser um Hyper-carry.
·         Pontos fracos:
Seu ponto fraco real é a falta de mobilidade e consumo de mana alto na ult. Apesar de ter um slow alto no E, é muito fácil dar dive em um ADC sem escapes ou ferramentas para sobreviver. Ele sofre um pouco antes de terminar Força da Trindade, mas é possível contornar isso com um suporte que sabe o que faz.











Lucian
·         Pontos fortes:
Poke constante, forte presença na lane, midgame e lategame fortes, passiva de ataque básico duplo, waveclear útil e escape. Esse cara tem um kit fantástico e é difícil ficar atrás na lane com ele. Pick versátil.
·         Pontos fracos:
Depois de alguns nerfs, seu range influencia muito na lane, e pode ser difícil se posicionar com ele devido a isso. Se você optar por fechar Trindade primeiro, ele pode não critar tanto quanto outros carries iriam, podendo fazer ele ficar para trás. Ele é como um Anderson Silva, melhor em tudo como conjunto, porém ruim em coisas específicas (lembra um Corki da Season 1/2).
·         Quando pickar:
Honestamente em qualquer momento. Ele é muito versátil, e um Lucian que joga bem causa um efeito interessante na organização do time adversário.











Miss Fortune
·         Pontos fortes:
Dominante na lane com seu esteroide de Velocidade de Ataque e dano Mágico na passiva. Ela não possui escapes, mas compensa com seu Kiting forte. Ela possui uma Ultimate de dano em área, que se bem encaixada pode virar uma Teamfight.
·         Pontos fracos:
Muito manahungry. Ela é fraca quando em desvantagem. Sua ult faz cócegas e seu Q não escala tanto se for o caso. Ela não possui um impacto grande no jogo. (Lucian tem waveclear e double AA, Tristana tem lategame de um Deus, Ashe tem sua ult, etc).
·         Quando pickar:
Comps de dano em área, ou quando você precisa Kitar alguém com escape/chase forte.












Sivir
·         Pontos fortes:
Ela é outro ADC que nunca fica muito para trás. Seu nuke torna sua lanephase forte, seu W mantém seu dano relevante pelo resto do jogo por conta do esteroide de Velocidade de Ataque. Seu Spellshield (E) a torna muito útil contra champions que dependem de uma skill para encaixar algo (Syndra, Thresh, Morgana, Ashe, etc). Sua ult serve tanto de engage como disengage. Sua waveclear funciona bem para segurar o jogo de forma eficiente caso necessário.
·         Pontos fracos:
Quando seu E está em cooldown ela se torna uma presa fácil. Apesar de ter sua ult, ela é geralmente usada para reposicionamento e chase. Ela tem um potencial de DPS alto, porém é fácil de se anular se o time inimigo for coordenado.

·         Quando pickar:
Quando se precisa de um engage ou disengage. Honestamente, ela e Kalista são muito mais uteis e fortes em competitivo do que na SoloQ devido a coordenação necessária para executar as jogadas.











Tristana 
·         Pontos fortes:
Lanephase forte, lategame hiper-forte. Seu E permite que ela cause muito dano em área com pouco esforço, e sua itemização só favorece isso. Sua passiva lhe dá range por level, e aumenta também o alcance da Ult. Sua ult serve de peel (afastamento) de inimigos em caso de dive ou para finalização, e ela possui um escape no W que pode ser usado quando sob efeitos de CC. Seu nuke do E funciona em torres (!!). Waveclear ótimo com a passiva do E.
·         Pontos fracos:
Seu midgame era terrível, mas com o recente rework ela ficou mais tolerável por conta do dano físico com boa escalonagem do E, porém sua Velocidade de Ataque base e por nível foi nerfada.
É possível rushar Rei Destruido para mitigar um pouco dessa fraqueza, mas isso atrasa demais o lategame insano dela. Maximize o E antes. É uma passiva da Stattik em miniatura para CADA MINION MORTO. Focar seu Q antes de terminar Dançarina, Gume e Sussuro é inútil, por sacrificar essa waveclear ótima que favorece seu farm.
·         Quando pickar:
Quando eles não tem midgame forte (champions que buildam Trindade).  Quando você precisará se reposicionar ou tirar alguém da Fight rapidamente com a ult. Quando você precisar puxar torres com rapidez.











Twitch
·         Pontos fortes:
Lane razoável, lategame hiper-forte.
 Twitch é um Champion de extremos. EXTREMAMENTE FRACO ou EXTREMAMENTE FORTE. Ele é absurdo quando se consegue stackar a passiva para explodir o E (como a Kalista). Ele possui um pico de dano com Rei Destruido e Youmuu’s por poder assassinar alguém com facilidade. Ele consegue facilmente hitar os 5 inimigos numa Teamfight com sua ult, critando em todos e podendo causar dano massivo quando estourar seu veneno no E.
·         Pontos fracos:
Sua lanephase pode causar problemas. A lane dele é muito dependente do suporte que te acompanha. Ele não possui mobilidade e é fácil de saver onde ele vai com a invisibilidade comprando uma pink ou simplesmente prevendo.
·         Quando pickar:
Composições de pick-off, Comps com Zilean (bomba de rato invisível!), combos de Dano em Area ou hard-engage.











Varus
(Nota do autor: “Eu não jogo tanto com ele, sintam-se a vontade para me corrigir caso eu erre em algo).
·         Pontos fortes:
Forte na lane com seus pokes e dano em % na vida máxima. Seu range alto permite um harass constante. Sua ult permite prender um time todo caso haja descuido. Seu lategame é bom devido a sua passiva de dano.
·         Pontos fracos:
Falta de mobilidade, sem escape = fácil de dar dive. Fica sem mana facilmente. Ele é um carry de utilidade,  portanto ele nunca fica totalmente inútil no jogo.
·         Quando pickar:
Não tenho certeza. Aparentemente ele é forte contra champions sem mobilidade, pode realizar pick-offs e pokear bem. Sua ult serve de disengage/chase.











Vayne
·         Pontos fortes:
Mobilidade insana, passiva nativa e do W hiper-úteis. Possui ferramentas para anular dives. Seu lategame é um dos melhores, senão o melhor atualmente. Dano em % da vida máxima causado em DANO REAL e dano bônus com o Q e ult fazem dela um dos melhores champions para mostrar suas mecânicas e jogadas bem feitas.
·         Pontos fracos:
Sua lanephase é ridiculamente fraca. É um problema muito grande para a Vayne, pois muito do seu potencial de outplay vem da habilidade de “manobrar” contra os inimigos e mata-los durante a “manobra”. Seu range baixo a torna vulnerável contra comps de hard-CC (AP duplo). Se você conseguir dar outplays, as fraquezas dela não importam tanto.
·         Quando pickar:

Não pegue contra comps de hard-cc e AP duplo. Treine muito antes de tentar algo com ela. É uma espécie de Lee Sin dos ADCs, você acha que sabe jogar com ela, mas na realidade não sabe nem um terço e tenta parecer High-elo.



Fonte: Reddit.
Tradução por bhsn.