Este guia visa resumir, de forma bem simples, os pontos fortes e fracos de cada ADC, bem como quando (ou não) picka-los.
Ashe
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Pontos fortes:
Ashe tem a maior utilidade em todos os
ADCarries. O seu slow em 2 skills faz sua lane ser bem segura a distância.
Possui uma Ultimate extremamente forte, que pode ser usada para fazer
pick-offs, dar engage e algumas vezes disengage.
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Pontos fracos:
Para compensar toda utilidade que ela traz,
ela não possui o DPS (dano por segundo) alto que outros ADCs podem ter. Caso a
botlane inimiga tenha um suporte de hard engage/hard CC (Leona, Thresh, Nami),
é necessário cuidado na hora de pickar ela. Evite também usá-la quando seu time
tem apenas 1 champion de dano alto (que no caso seria apenas você, Ex: top
laner de Utilidade como Lulu e Jungle de utilidade como Nunu etc). Ela está
especialmente fraca pois o meta atual possui apenas champions de mobilidade
alta e que vão pular no seu pescoço assim que possível. A sua Team Comp tem que
estar praticamente voltada a proteção do ADC.
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Quando pickar:
Quando você possui ao menos 2 outros
carries no Mid e Top. (Ex Jax, Cassiopeia, Nasus, LB, Riven.)
Caitlyn
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Pontos fortes:
Lanephase insana por conta de seu Range alto
e harass (poke de Ataque Básico), traps, escape decente e críticos da passiva
constantes. Consegue puxar bem a lane por conta de ser waveclear do Q e
consegue pokear/matar com a ult com eficiência. Ela é altamente eficiente com
uma Comp de siege, como Morgana e Syndra. Tem um lategame respeitável.
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Pontos fracos:
Ela é uma Tristana mais “balanceada” em
todos os termos, possui early forte, midgame fraco e late médio. A sua
lanephase é muito forte, mas ela sofre muito por conta dessa fraqueza no
midgame. Suas 2 skills de dano (Q e R) podem ser inúteis se você estiver atrás,
e se o seu time não for feito para Siege (insistir em levar torres até seu time
acertar alguém ou enfraquecer os adversário a um ponto de dar dive) ela pode
ser difícil de ser utilizada em todo seu potencial. Ela é suscetível aos
All-ins na botlane e tem custo de mana nas habilidades bem alto.
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Quando pickar:
Comps de push. Comps de pick-off e siege.
Quando você quer que aquela Vayne chore no All e fique na base.
Corki
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Pontos fortes:
Lanephase forte por conta de seu alto dano
no Q e escape razoável, midgame colossal por conta da sinergia com a Força da
Trindade. Se ele fechar Trindade cedo, será provavelmente o Champion mais forte
na partida naquele momento. Ele funciona melhor com comps de snowball e
midgame. Consegue duelar, levar torres e trocar facilmente com qualquer campeão
da botlane sem sair na desvantagem. É difícil buildar contra um Corki feedado
por conta da variedade de dano que ele causa (Mágico, Verdadeiro, Físico, chase
forte pelo esteroide de movespeed).
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Pontos fracos:
Ele decai lategame por alguns motivos; sua
Velocidade de Ataque base e por nível é HORRÍVEL e ele não possui esteroides
para compensar isso. Isso causa que no lategame ele simplesmente não irá Critar
tanto quando outros ADCs, e por isso Triforce é um item chave para ele. Outro
problema dele é que suas skills não escalam tão bem quanto as de outros ADCs,
levando um pouco de tempo para matar um alvo e podendo sofrer para champions
que tenham Nuke (Graves, LB, Draven?). É necessário buildar Penetração Mágica
para que ele acompanhe outros Carries em dano.
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Quando pickar:
Comps de snowball midgame. Ele é bem
versátil, na SoloQ não importa muito.
Draven
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Pontos fortes:
Sua lanephase é assustadora. MUITO assustadora.
Seus machados do Q dão uma Espada B.F no level 1. E piora quando ele consegue
de fato uma B.F. Seu mid e lategame são absurdos (40% de Velocidade de Ataque
bônus + Velocidade de Movimento que reseta quando ele pega os machados, mais
Knockback/knockaside, ult global com dano alto). Tem o maior potencial de
snowball por conta da passiva de gold. Praticamente ganhar a lane = ganhar o
jogo se você souber o que está fazendo.
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Pontos fracos:
Sua força bruta vem com um custo alto. Ele
está essencialmente num timer. Quando fecha build ou perto disso, sua passiva
se torna inútil (em relação a outros campeões, Ex Tristana, Cait, Jinx) e
outros champions que possuam mais utilidade podem facilmente ganhar dele
jogando como um time. Ele também é bem fácil de se dar outplay; force-o a escolher entre manter DPS pegando o
machado ou se posicionar corretamente.
Draven NÃO DEVERIA ganhar qualquer lane.
Ele é um Lane Bully, mas ele geralmente sofre muito contra campeões que tem um
earlygame dominante, como por exemplo Graves (ele tem um potencial de pegar
kill enorme no level 6, e acaba “acalmando” o Draven em seu primeiro pico de
força assim que volta da base com lvl6).
Um Draven que sabe o que faz é mortal, mas
para a maioria das pessoas, ele tem que fazer snowball e terminar o jogo antes
que o outros ADC chegue no seu nível.
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Quando pickar:
Comps de snowball ou quando eles não
possuem potencial de Dive/hard engage. Quase você odeia o ADC inimigo e quer
fazer ele ficar base e repensar porque joga LoL.
Ezreal
Existem
duas possibilidades para o Ez. Ez Trindade e Ez Blue Build.
Ez Trindade:
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Pontos fortes:
Ele é na sua essência um Corki com menos
dano midgame e mais mobilidade, porém com menos burst. Seu lategame é bom por
conta da sua passiva que lhe dá Velocidade de Ataque de graça. Pick versátil,
funciona bem em qualquer composição de time.
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Pontos fracos:
Ele é inútil e peso morto quando se está
com muita desvantagem (bem como praticamente todos os campeões midgame que
fazem Trindade core). Seu Q não apenas é ‘bloqueável’ mas muito fraco caso
atrás no jogo. Sua falta de waveclear tem que ser compensada com outro pick, ou
então calculada pelo time para não perder potencial de dano em TF caso usem a
Ult para limpar. Pode ser difícil carregar com ele já que não possuirá tanto
dano contra um time competente e forte.
Ez
Blue Build:
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Pontos fortes:
Poke e mobilidade insanos, e um slow quase
permanente.
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Pontos fracos:
Ele é ainda mais fraco quando muito atrás.
Até você fechar 3 itens (Muramana, Manopla e Sussurro) ele é fraco midgame (sem
críticos altos, sem poke/burst insano, sem utilidade nível Ashe). Ele também
corre o risco de ficar atrás midgame, já que seu potencial de dano bruto é
menor que um Carry de Gume e Dançarina. Blue Build é um pick muito situacional,
mas potente e letal caso a situação seja certa.
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Quando pickar:
Comps de poke/siege. Quando você já tem
muitos carries no time. Por diversão, é o jeito mais divertido de se jogar de
Ezreal.
Graves
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Pontos fortes:
Nukes potentes e sua passiva permite que
ele fique um pouco tank. Seu pico de força com uma Espada B.F é absurdo e ele
consegue burstar um Champion papel com muita facilidade. Seu W garante
utilidade para forçar reposicionamentos inimigos e ele possui um esteroide de
Velocidade de Ataque no E. Ele é um monstro em todas as fases.
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Pontos fracos:
Apesar de tudo, ele possui uma fraqueza a
lanes de poke (Cait, Karma, Sona). Seu poder reside nos All-ins, que compensam
seu Range de Ataque Básico efetivo. Ele perde seus stacks da passiva se for
zoneado na lane, e pode decair lategame caso não acompanhe outros Carries.
Funciona muito bem com Suportes de All-In, como Thresh e Leona ou de
counter-engage como Janna e Nami.
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Quando pickar:
Comps de Dano em Área. Ele é muito
versátil, e funciona em todas as comps decentemente.
Jinx
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Pontos fortes:
Lanephase segura (poke bom, traps com
snare, slow), siege e tomada de Torres fantástica, lategame tão insano que
chega a ser idiota. Seu esteroide de Velocidade de Ataque faz com que ela seja
um dos melhores ADCs para fazer objetivos e puxar waves para rushar lvl2/fazer
o oponente perder farm. O range que ela possui na Bazuca (Q ativo) faz com que
tenha um poke fácil de acertar (pois é em área e no Ataque Básico) e garante
alguns CS mesmo quando zoneado/sofrendo freeze. Sua ult é muito eficiente em
Teamfights.
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Pontos fracos:
Por não possuir escape, depende demais do
resto do time e torna ela muito frágil contra assassinos de mobilidade.
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Quando pickar:
Quando eles não tem potencial de dive.
Quando você precisa de lategame ou carregar um jogo com absoluta certeza.
Kalista
(Nota do
Autor: “Não tive tanta experiência com ela ainda por ser relativamente
nova, perdoem qualquer erro”).
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Pontos fortes:
Sua passiva de dash e seu E faz dela um
alvo difícil e bem chata de se lidar com no lategame. Seu E garante a maioria
dos Barons e Dragons, e se ela teve tempo suficiente para stackar lanças no
ataque básico, diga adeus. Com o Furacão de Runnan na build ela pode nukar
vários champions de uma vez se não for focada rapidamente.
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Pontos fracos:
Apesar de ela talvez ter uma dominância
alta de lane com os stacks, é difícil de aplica-los por conta da animação de
ataque. Ela provavelmente será zoneada e sofrerá contra inimigos de earlygame
forte. Ela é especialmente fraca contra efeitos que reduzem sua Velocidade de
Ataque, já que consequentemente tiram sua mobilidade e potencial de nuke.
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Quando pickar:
Contra comps primariamente de champions
Corpo-a-Corpo (bruisers, fighters, tanks, assassinos AD?).
Kog’Maw
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Pontos fortes:
Lanephase forte e relativamente segura. Seu
range alto com o W e o poke com a ult o torna relativamente fácil de se farmar
e dar dano na lane. Apesar de não ser um Graves ou Kalista, um Kog pode ser
MUITO CHATO de se lidar. Seu lategame é provavelmente o mais forte do jogo por
conta de alto DPS com range absurdo, podendo estorar uma Vayne feedada antes de
ela pensar em trocar dano. Seu midgame com Força da Trindade é respeitável. Com
Velocidade de Ataque de graça nos níveis do Q e dano em porcentagem de vida no
W com range absurdo, ele tem todas as ferramentas para ser um Hyper-carry.
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Pontos fracos:
Seu ponto fraco real é a falta de
mobilidade e consumo de mana alto na ult. Apesar de ter um slow alto no E, é
muito fácil dar dive em um ADC sem escapes ou ferramentas para sobreviver. Ele
sofre um pouco antes de terminar Força da Trindade, mas é possível contornar
isso com um suporte que sabe o que faz.
Lucian
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Pontos fortes:
Poke constante, forte presença na lane,
midgame e lategame fortes, passiva de ataque básico duplo, waveclear útil e
escape. Esse cara tem um kit fantástico e é difícil ficar atrás na lane com
ele. Pick versátil.
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Pontos fracos:
Depois de alguns nerfs, seu range
influencia muito na lane, e pode ser difícil se posicionar com ele devido a
isso. Se você optar por fechar Trindade primeiro, ele pode não critar tanto
quanto outros carries iriam, podendo fazer ele ficar para trás. Ele é como um
Anderson Silva, melhor em tudo como conjunto, porém ruim em coisas específicas
(lembra um Corki da Season 1/2).
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Quando pickar:
Honestamente em qualquer momento. Ele é
muito versátil, e um Lucian que joga bem causa um efeito interessante na
organização do time adversário.
Miss
Fortune
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Pontos fortes:
Dominante na lane com seu esteroide de
Velocidade de Ataque e dano Mágico na passiva. Ela não possui escapes, mas
compensa com seu Kiting forte. Ela possui uma Ultimate de dano em área, que se
bem encaixada pode virar uma Teamfight.
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Pontos fracos:
Muito manahungry. Ela é fraca quando em
desvantagem. Sua ult faz cócegas e seu Q não escala tanto se for o caso. Ela
não possui um impacto grande no jogo. (Lucian tem waveclear e double AA,
Tristana tem lategame de um Deus, Ashe tem sua ult, etc).
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Quando pickar:
Comps de dano em área, ou quando você
precisa Kitar alguém com escape/chase forte.
Sivir
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Pontos fortes:
Ela é outro ADC que nunca fica muito para
trás. Seu nuke torna sua lanephase forte, seu W mantém seu dano relevante pelo
resto do jogo por conta do esteroide de Velocidade de Ataque. Seu Spellshield
(E) a torna muito útil contra champions que dependem de uma skill para encaixar
algo (Syndra, Thresh, Morgana, Ashe, etc). Sua ult serve tanto de engage como
disengage. Sua waveclear funciona bem para segurar o jogo de forma eficiente
caso necessário.
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Pontos fracos:
Quando seu E está em cooldown ela se torna
uma presa fácil. Apesar de ter sua ult, ela é geralmente usada para
reposicionamento e chase. Ela tem um potencial de DPS alto, porém é fácil de se
anular se o time inimigo for coordenado.
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Quando pickar:
Quando se precisa de um engage ou
disengage. Honestamente, ela e Kalista são muito mais uteis e fortes em
competitivo do que na SoloQ devido a coordenação necessária para executar as
jogadas.
Tristana
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Pontos fortes:
Lanephase forte, lategame hiper-forte. Seu
E permite que ela cause muito dano em área com pouco esforço, e sua itemização
só favorece isso. Sua passiva lhe dá range por level, e aumenta também o
alcance da Ult. Sua ult serve de peel (afastamento) de inimigos em caso de dive
ou para finalização, e ela possui um escape no W que pode ser usado quando sob
efeitos de CC. Seu nuke do E funciona em torres (!!). Waveclear ótimo com a
passiva do E.
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Pontos fracos:
Seu midgame era terrível, mas com o recente
rework ela ficou mais tolerável por conta do dano físico com boa escalonagem do
E, porém sua Velocidade de Ataque base e por nível foi nerfada.
É possível rushar Rei Destruido para
mitigar um pouco dessa fraqueza, mas isso atrasa demais o lategame insano dela.
Maximize o E antes. É uma passiva da Stattik em miniatura para CADA MINION
MORTO. Focar seu Q antes de terminar Dançarina, Gume e Sussuro é inútil, por
sacrificar essa waveclear ótima que favorece seu farm.
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Quando pickar:
Quando eles não tem midgame forte
(champions que buildam Trindade). Quando
você precisará se reposicionar ou tirar alguém da Fight rapidamente com a ult.
Quando você precisar puxar torres com rapidez.
Twitch
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Pontos fortes:
Lane razoável, lategame hiper-forte.
Twitch é um Champion de extremos. EXTREMAMENTE
FRACO ou EXTREMAMENTE FORTE. Ele é absurdo quando se consegue stackar a passiva
para explodir o E (como a Kalista). Ele possui um pico de dano com Rei
Destruido e Youmuu’s por poder assassinar alguém com facilidade. Ele consegue
facilmente hitar os 5 inimigos numa Teamfight com sua ult, critando em todos e
podendo causar dano massivo quando estourar seu veneno no E.
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Pontos fracos:
Sua lanephase pode causar problemas. A lane
dele é muito dependente do suporte que te acompanha. Ele não possui mobilidade
e é fácil de saver onde ele vai com a invisibilidade comprando uma pink ou
simplesmente prevendo.
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Quando pickar:
Composições de pick-off, Comps com Zilean
(bomba de rato invisível!), combos de Dano em Area ou hard-engage.
Varus
(Nota do
autor: “Eu não
jogo tanto com ele, sintam-se a vontade para me corrigir caso eu erre em algo).
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Pontos fortes:
Forte na lane com seus pokes e dano em % na
vida máxima. Seu range alto permite um harass constante. Sua ult permite
prender um time todo caso haja descuido. Seu lategame é bom devido a sua
passiva de dano.
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Pontos fracos:
Falta de mobilidade, sem escape = fácil de
dar dive. Fica sem mana facilmente. Ele é um carry de utilidade, portanto ele nunca fica totalmente inútil no
jogo.
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Quando pickar:
Não tenho certeza. Aparentemente ele é
forte contra champions sem mobilidade, pode realizar pick-offs e pokear bem.
Sua ult serve de disengage/chase.
Vayne
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Pontos fortes:
Mobilidade insana, passiva nativa e do W
hiper-úteis. Possui ferramentas para anular dives. Seu lategame é um dos
melhores, senão o melhor atualmente. Dano em % da vida máxima causado em DANO
REAL e dano bônus com o Q e ult fazem dela um dos melhores champions para
mostrar suas mecânicas e jogadas bem feitas.
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Pontos fracos:
Sua lanephase é ridiculamente fraca. É um
problema muito grande para a Vayne, pois muito do seu potencial de outplay vem
da habilidade de “manobrar” contra os inimigos e mata-los durante a “manobra”. Seu
range baixo a torna vulnerável contra comps de hard-CC (AP duplo). Se você
conseguir dar outplays, as fraquezas dela não importam tanto.
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Quando pickar:
Não pegue contra comps de hard-cc e AP duplo.
Treine muito antes de tentar algo com ela. É uma espécie de Lee Sin dos ADCs,
você acha que sabe jogar com ela, mas na realidade não sabe nem um terço e
tenta parecer High-elo.
Fonte: Reddit.
Tradução por bhsn.