quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Jax: a estratégia de ouro da KaBuM

Jax: a estratégia de ouro da KaBuM


Com apenas um ponto na tabela, a KaBuM começou a terceira rodada desanimada. Para complicar ainda mais, enfrentariam a então líder Keyd Stars, uma de suas grandes rivais. Após perder a primeira partida, a KaBuM teria de encontrar uma maneira de voltar ao páreo e empatar a série. Foi então que Jax começou a fazer a diferença.
Robo escolheu Fiora, um campeão conhecido por sua fase de rotas fortíssima e investida dividida. LEP respondeu com Jax. Resultado: três abates para Robo em 10 minutos de jogo. Tudo parecia estar indo – novamente – por água abaixo, até a estratégia começar a funcionar.

Entendendo o adversário




Robo foi o sexto topo do CBLoL a usar a Fiora. Somente a KaBuM e a paiN não utilizaram a Grande Duelista.

Quando Robo selecionou Fiora, muitos já sabiam o que estaria por vir. A Grande Duelista é um dos campeões mais fortes no 1x1 no jogo, por sua grande quantidade de dano em pouco tempo e sua regeneração rápida de vida por meio de seu ult e itemização. Selecionar Fiora significa que a tendência de sua equipe é deixar o topo na investida dividida, fazendo com que o adversário tenha de se desdobrar para segurar duas rotas ao mesmo tempo – uma delas contra um ótimo duelista.
É uma tática bem comum, e a Fiora é um campeão que tem dado problema ao redor do mundo. Em 2016, ela participou (ou seja, foi escolhida ou banida) em 87,5% dos jogos do CBLoL, 72,4% dos jogos da LCS NA (onde venceu 10 das 11 partidas em que foi escolhida), 52,7% dos jogos da LCK e 50% dos jogos da LCS EU. Nas filas ranqueadas brasileiras, é o terceiro campeão mais contestado, sendo banido em 61,8% de todos os jogos.
Assim, quando foi confirmada a seleção da Grande Duelista, a KaBuM precisou pensar rápido em como responder.

Confia no Jax







_________________________________________________________________________
Como de praxe nas transmissões do CBLoL, abrimos o áudio das equipes para entender o que eles estavam conversando. E assim que foi aberto o microfone, LEP pediu a palavra: “Se vocês confiarem, posso pegar o Jax contra a Fiora. Já testei isso antes e consigo levar tranquilo, só preciso de cobertura”. A equipe seguiu o chamado, e o Grão-Mestre das Armas foi escolhido.
A expectativa era grande, e quase caiu por completo logo cedo, quando LEP tentou trocar dano com Robo aos dois minutos de jogo e foi abatido. E também aos nove minutos. De novo aos 10 minutos. Naquele momento, Robo estava 4/1/0, e LEP 0/3/0. As mídias sociais foram à loucura, com diversos memes e piadas focando o topo da KaBuM.


"A Fiora ganha um pouco no começo do Jax, mas não é nada impossível vencê-la. Depois que o Jax fecha a Guinsoo, acabou o jogo" - LEP
Mas LEP ainda sabia o que estava fazendo. “Nós já estávamos tendo problemas contra times que faziam investidas divididas, e a Fiora é uma campeã muito boa nisso”, comentou o topo após o jogo. “Pedi para pegarem o Jax porque já havia treinado esse duelo diversas vezes em amistosos e filas ranqueadas. Existe uma hora que você simplesmente não consegue parar o Jax, que é normalmente depois que ele completa a sua Lâmina da Fúria de Guinsoo”.
O dano misto (mágico e físico) de Jax faz com que itens como a Guinsoo sejam perfeitos para trocas de dano, já que amplificam as variáveis de ataque (Poder de Habilidade e Dano de Ataque). Além disso, a passiva do item aumenta temporariamente esses atributos, dando ainda mais força para o Jax – é o famoso pico de poder do campeão. Isso não existe só no papel: após fechar o item, LEP não perdeu mais nenhum duelo contra Robo, abatendo o topo da Keyd em três oportunidades.


Meu split é o seu split



LEP e Tin abatendo Robo na rota inferior, enquanto o restante da KaBuM ganha vantagem estratégica no Barão.

Após entender que LEP ganhava de Robo no 1x1, a KaBuM foi rápida para dar o próximo passo de sua estratégia: usar a famosa tática da Fiora contra ela mesma, mas com dois jogadores! O meio da KaBuM, TinOwns, também estava com Teleporte, enquanto o meio dos Stars, Takeshi, não tinha. Assim, Tin e LEP andavam juntos em uma rota para abater Robo enquanto sua equipe pressionava outra parte do mapa. Na imagem acima isso fica bem claro: LEP e Tin estão na rota inferior e abateram Robo, forçando a Keyd inteira a ir para a rota enquanto sua equipe fazia um Barão tranquilo.
LEP comenta a tática: “Foi a hora que a gente soube que estava em melhores condições no jogo. Com dois teleportes contra apenas um fica fácil abusar de uma investida dividida, e foi o que fizemos contra a Keyd”. A vitória de forma surpreendente tirou o 100% de aproveitamento dos Stars no CBLoL e visivelmente motivou a equipe da KaBuM, que veio desacreditada para o confronto e arrancou um empate fantástico.





_________________________________________________________________________
Com a pausa de Carnaval, a KaBuM tem tempo suficiente para preparar novas escolhas e táticas para surpreender a torcida e os adversários. A equipe está em sexto lugar na tabela, com apenas dois pontos, mas se continuar com planos de jogo como esse do confronto com a Keyd, pode deslanchar na tabela. A equipe volta à ativa no dia 13/02 às 15h para enfrentar a g3nerationX, que está em sétimo com apenas um ponto – duelo decisivo para as equipes que tentam se afastar da zona de rebaixamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário