terça-feira, 8 de março de 2016

Entenda os termos mais utilizados em partidas profissionais

Saiba como funciona a linguagem do MOBA da Riot Games


 
Assim como em qualquer eSport, as partidas competitivas de League of Legends têm toda uma linguagem - em alguns pontos, comum a outros MOBAs, em outros, mais voltada à jogabilidade do título da Riot Games. Pensando nisso, preparamos um glossário para ajudá-lo a entender melhor os termos utilizados por jogadores, narradores e fãs durante os jogos profissionais. Confira:
Rotas
Top lane – rota do topo
Jungle - Selva
Mid lane – rota do meio
Bot lane – rota inferior

Funções
optimizeLegibility;"> Top laner – Jogador da rota superior. Geralmente são os campeões mais resistentes, fazem a linha de frente da equipe.
Jungler – Jogador que fica na selva. Geralmente são usados campeões com boa capacidade de ganks (ver termo abaixo) e com uma fonte de dano inicial alta.
Mid laner – Jogador da rota do meio. Podem ser magos ou assassinos, são normalmente ótimos no 1 x 1 com enorme capacidade de burst (ver termo abaixo).
AD Carry – Atirador/Carregador. É o campeão que normalmente usa algum tipo de arma e tem a função de dar muito dano no time adversário. São personagens frágeis, que precisam de boa proteção em torno deles e um bom senso de posicionamento do jogador que os usa.
Support – Suporte. Tem a função de utilidade, dando apoio inicialmente ao seu atirador.

Mecânicas

Aggro - Atenção/Foco. Agressão efetuada por unidades controladas por IA, como torres e creeps, a fim de atrair o dano para si. Um exemplo de aggro está em dar um ataque básico em um campeão inimigo. Isso causará aggro nos minions do time adversário, que vão parar de atacar os seus minions para atacá-lo. Outro exemplo é atacar o inimigo dentro do alcance de uma torre, que irá atacá-lo enquanto você estiver no raio de alcance.
Burst - A capacidade de aplicar uma grande quantidade de dano em pouquíssimo tempo, sendo capaz de eliminar o inimigo. Exemplos: Le Blanc, Veigar, Zed.
Follow up - Dar seguimento a uma jogada iniciada por um ou mais companheiros de time.
Gank - Emboscada. É quando você e seus aliados chega de surpresa em uma lane para tentar matar o inimigo.
Gap Closer - Habilidade usada para diminuir a distância entre você e o seu alvo.
Peel/Pelling - Proteger. É a proteção que você dá (ou recebe) no time em lutas.
Debuff - É um efeito negativo que a equipe inimiga aplica em seu campeão com a finalidade de diminuir algum status.
Range - é o alcance de uma habilidade ou auto ataque
CC - Sigla para "Crowd control" (controle de multidão). São campeões ou composições de time que tem como foco golpes que atinjam muitos inimigos ao mesmo tempo.
Disable - Efeito negativo que, quando usado, impede algum tipo de ação por parte do adversário.
Last hit - Último golpe, o golpe fatal.
Farm - É o resutado do Last Hit (último ataque) em minions ou em monstros neutros da selva. Quem ataca ganha mais pontos e, por isso, farmar bem lhe garante um bom ganho de ouro e experiência.
Silence - Efeito negativo que impede o uso de habilidades por um campeão (com exceção de feitiços de invocador)
Skillshot - Habilidade que lança um projétil do qual é possível se esquivar.
Stun - Efeito negativo que impede qualquer ação de um campeão (exceto feitiços de invocador)
Termos Diversos
Ace - Quando todos os membros de um dos times são abatidos em um curto intervalo de tempo. É possível acontecer um Ace duplo, ou seja, quando os campeões dos dois times são eliminados simultaneamente. 
Brush - Os arbustos que deixam seu campeão oculto para os inimigos que estiverem fora dele. Tal situação só acontecerá se o adversário não tiver visão do local através de ward, sentinela detectora ou amuleto. Determinadas habilidades de campeões dão visão da Brush.
Buff - Efeito positivo, sendo aplicado em um único campeão ou em todo o time, normalmente temporário.
Champion Pool - Basicamente, o número de campeões que um jogador domina, sabendo extrair o máximo de rendimento dentro de uma partida competitiva. Quanto maior a champion pool de um jogador, melhor preparado ele está para diversas estratégias.
Dodge - Sair da etapa de seleção de campeões por conta de outro jogador ou iniciativa própria.
Draft – Momento de formação da equipe, no qual a composição e estratégias são definidas.
Feeder - É um jogador que morre com frequência, "alimentando" a equipe adversária com pontos de experiência. Normalmente são jogadores que se comunicam pouco com o time ou ignoram alertas pelo mapa.
Fair Play - Situação que acontece quando seu adversário não consegue entrar na partida enquanto ela ocorre, quando ele retorna você não tenta matá-lo, dando a ele tempo suficiente para que consiga se recuperar no jogo farmando.
First Blood – Primeiro abate no jogo.
Front line - É a linha de frente do time, geralmente formada por campeões com muita resistência e/ou controle de grupo.
KS = Kill Steal, é você roubar uma eliminação garantida de um aliado sem necessidade. O KS é duramente sentido pelo companheiro quando você da um Quadrakill (quatro kills seguidas) e alguém rouba seu Pentakill (cinco kills seguidas).
Melee = Campeão de dano corpo a corpo.
MIA = "Missing in Action"; É uma situação quando um campeão adversário não está em uma das rotas.
Miss Click = É clickar em algo por acidente, ou em um local errado. 
OP - “Over Powered”(campeão ou item muito forte).
Ultimate - Localizada por padrão no R, é a habilidade mais forte e/ou impactante do campeão. Liberada no level 6, pode ser aprimorada nos leveis 11 e 16.
Termos de Chat
GG - “Good game”, ou bom jogo, é um termo usado ao final das partidas ou como desistência. Também pode ser usado como termo de intenção: "vamos dar GG logo", ou "o time está muito fraco, GG deles".
GG WP - “Good game, well played”. Bom jogo, foi bem jogado.
GG IZI - “Good game easy”. Bom jogo, fácil. Usado muito por brasileiros.
Estratégias
All In - Significa você investir com tudo contra seus adversários na lane ou em lutas. Sozinho ou em grupo, seria tudo que você tem pra garantir abates, objetivos, ou até mesmo a vitória.
Chase - Perseguição. Ir atrás de um alvo na tentativa de matá-lo.
Backdoor - Atacar as estruturas da base inimiga sem nenhum apoio de tropas e de surpresa.
Bait - Fazer-se de isca para garantir uma emboscada. Pode ser feito ao fingir um objetivo quando, na verdade, se está preparado para a luta.
Build - Conjunto de itens que você compra para determinado campeão. A depender da situação e/ou estratégia, a Build será construída de maneira diferente e/ou fora de ordem. A construção da Build é também altamente influenciada pelo metajogo atual, tendo em vista itens viáveis e campeões fortes ou fracos.
Disengage - Evitar a tentativa de jogada ofensiva do time inimigo e fugir.
Dive - Atacar um inimigo dentro da área de alcance da torre.
Engage - Iniciar uma jogada ofensiva, seja em grupo ou sozinho.
Facecheck - Ir para algum local em que você não possui visão, podendo ali haver uma armadilhar ou emboscada.
Harass - Bater no inimigo com ataques de baixo dano seguidamente em um curto intervalo, lhe preparando para uma emboscada ou forçando a sua saída da lane.
Kite - Conduzir. Manter o inimigo na máxima distância possível, enquanto o ataca. Kiting ou Kitar, é manter essa ação constantemente até eliminar o inimigo ou se livrar de uma situação adversa.
Matchup - É a análise de um confronto coletivo ou individual. A depender das características do seu campeão e do adversário somado ao domínio da mecânica e execução, o Matchup pode ser favorável ou não.
Poke - É o uso abusivo de habilidades com longo alcance nos inimigos, não dando chance do revide.
Roaming - Taticamente, o Roaming é aplicado quando você começa a caminhar por todo o mapa com objetivo de auxiliar os aliados, matar adversários ou conquistar objetivos.
Shootcaller – Jogador com a responsabilidade de ditar as jogadas in-game, ele que diz para o time o que fazer e quando fazer.
SnowBall - É quando você e/ou o time adquirem expressiva vantagem em jogo crescendo a cada minuto. Snowballar é manter e aumentar essa vantagem sem dar chances para os adversários.
Split Push - Split (Separar) e Push (Empurrar), É você ficar sozinho em uma rota destruindo torres e conquistando espaço no mapa adversário enquanto seu time fica em uma rota oposta obrigando os adversários a se dividirem ou abandonarem a rota na qual o Split Push é aplicado.


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