Problemas com ping e perda de pacote não são pesadelos apenas de jogadores online, mas também de desenvolvedores como a Riot Games, que decidiu construir sua própria rede para melhorar a qualidade de League of Legends nos EUA.
Sem a ajuda de grandes empresas de Internet como a AT&T e a Comcast, a Riot Games alugou cabos de fibra óptica escura - cabos colocados embaixo da terra a mais por empresas de Internet, mas que não são utilizados -, para criar "uma das redes mais rápidas do continente" e melhorar a experiência dos jogadores.
Além dessa rede própria, a Riot Games também mudou seu datacenter para Chicago, aumentando o número de jogadores com 80ms de ping de 50% para 80% da noite para o dia, conforme visto no gráfico abaixo.
RIOT GAMES
As duas soluções da empresa foram detalhadas em seu blog de Engenharia, que explica como o caminho de conexões do jogador até os servidores do jogo foi encurtado para uma conexão melhor e direta.
Algo parecido foi feito aqui no Brasil pela Riot, quando a empresa decidiu trazer os servidores exclusivos para jogadores brasileiros de Miami para dentro do país. Na época, o ping dos jogadores - principalmente dos que moram em capitais e possuem uma melhor conexão de internet - foi da casa dos 120ms para os 30ms.
Nenhum comentário:
Postar um comentário